Fundação Dom Luis

De Homero à Bíblia, desde as suas origens mais remotas, a cultura ocidental é marcada pela presença do texto. Foram assim muitas as obras que resistiram à passagem do tempo e que deram corpo a um cânone ao qual amiúde nos referimos como "clássicos". É sobre essas Grandes Obras da Cultura Ocidental que a Cátedra Cascais Interartes concebeu um ciclo-seminário permanente para o qual convidou reputados especialistas que nos irão ajudar a compreender melhor a razão pelas quais determinados textos conseguiram integrar o nosso tecido cultural comum.

GRANDES OBRAS DA LITERATURA UNIVERSAL

11 Jan '25 às 17h

As Passagens de Paris, de Walter Benjamin por Gerd Hammer

Conferencia por Zoom

ID do Webinar: 817 4771 6128

Senha: 295420

Clique aqui para aceder à Conferencia

A propósito de As Passagens de Paris, de Walter Benjamin, refere-se no site da editora Assírio & Alvim: “Há grandes livros que nunca chegaram a sê-lo propriamente, obras que vivem do inconcluso e do fragmentário, como o Livro do Desassossego ou O Homem sem QualidadesAs Passagens de Paris fazem parte dessa constelação do inacabamento, apesar de terem ocupado intensamente o seu autor durante treze anos, entre 1927 e 1940, e gerado alguns dos grandes ensaios de Walter Benjamin sobre Baudelaire, a arte e a fotografia. Trata-se de um projecto ambicioso, que propõe uma original leitura histórico-filosófica do século XIX, tomando como referências a evolução histórica e civilizacional de Paris e a obra de Baudelaire como grande paradigma poético desse processo. Em última análise, o projecto das Passagens de Paris acabaria por resultar num grande mar de reflexões e materiais fragmentários por onde navega já o que seria a proto-história do nosso próprio tempo.”

 

Gerd Hammer é Professor Associado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é investigador integrado do Centro de Estudos Comparatistas, tendo como áreas de investigação primordiais a literatura alemã contemporânea, a História dos media, medicina narrativa, e, naturalmente, os estudos comparatistas. Vice-Director dos cursos de mestrado e de doutoramento em Literaturas, Artes e Culturas Modernas, nos quais, no próximo ano lectivo, irá leccionar seminários exclusivamente dedicados a Walter Benjamin. Um dos seus ensaios mais recentes intitula-se "Passion and the passion for writing", e foi publicado na obra Pasiones ocultas, Amores fatales. Imágenes del deseo en la cultura contemporânea, vinda a lume sob a chancela da Editorial Universiad de Granada, coordenada por Esperanza Guillén.

Grandes Obras da Literatura

CONFERÊNCIAS ANTERIORES

SABER MAIS

INÍCIO

© 2021 FUNDAÇÃO D.LUÍS I | DESIGN E DESENVOLVIMENTO: YTECH